TÍTULO:Detecção de arcos gravitacionais em imagens de aglomerados de galáxias


PALESTRANTE: Cristina Furlanetto


LOCAL: Anfiteatro Antônio Cabral (IF-UFRGS) – 02/10/2009 – 6a.f – 12h30




RESUMO:

Lentes gravitacionais são uma ferramenta importante para uma variedade de aplicações astrofísicas e cosmológicas. Em particular, arcos gravitacionais produzidos por aglomerados de galáxias podem fornecer informações sobre a distribuição central de massa destes. Desta forma, eles podem fornecer informações indiretas sobre a cosmologia e a formação de estruturas.


Ideais para estudos astrofísicos e cosmológicos são as buscas automáticas em sondagens de amplo campo. Devido à grande área, é praticamente impossível inspecionar visualmente toda a sondagem em busca de fontes lenteadas. Assim, métodos automáticos de detecção de arcos gravitacionais são absolutamente necessários, se não para a detecção final, ao menos para reduzir drasticamente o número de alvos para a inspeção visual. Tipicamente, métodos automáticos de detecção de arcos consistem de quatro etapas principais: pré-processamento da imagem, identificação de objetos, medida sobre os objetos e decisão.


Neste trabalho faremos uma breve revisão dos principais métodos automáticos de detecção de arcos gravitacionais encontrados na literatura e apresentaremos um método de pré-processamento de imagens que consiste na subtração da distribuição de luminosidade das galáxias usando perfis do tipo Sérsic. Aplicaremos este algoritmo em imagens do HST que contêm arcos gravitacionais e em imagens simuladas onde um arco foi adicionado. Verificaremos se esta subtração pode evidenciar a presença de arcos que estão incorporados à emissão das galáxias.